Ter um blog é importantíssimo para a estratégia de marketing da sua empresa (leia sobre este assunto aqui). Assim, conheça essas dicas essenciais que irão auxiliar na produção de textos para o blog da sua empresa de maneira eficiente.
Ao fazer um conteúdo para blog, pequenos detalhes podem fazer a diferença para que seu tema seja mais ou menos indexado pelo Google ou fazer sucesso entre os leitores. Um bom texto pode ser o elo entre o consumidor tomar a decisão de compra ou ir buscar o produto do concorrente. Por isso, atenção às dicas:
- Público
Conhecer o público! Saber quem é a Brand Persona, o que ela quer, quais seus desejos e problemas (leia aqui como criar sua persona LINK). Ter um conteúdo completo, alinhado com a Persona da empresa, entregar assuntos que elas queiram ler, que solucionem seus problemas ou que lhes dê uma visão de como solucionar é o grande pulo do gato. Então, crie textos com finalidade, conteúdo e contexto.
- Tom da mensagem
O tom da mensagem deve ser adequado com a Persona. Se ela for jovem, use gírias, imagens, a marca deve falar como um jovem. Já se a Persona for uma senhora de idade, deve-se escrever de forma que ela compreenda. O tom do texto tem que ter relação com o consumidor, informar de maneira que ele compreenda o que se está tentando demonstrar. O tom da mensagem pode ser formal, informal, íntimo, solene, irônico, brincalhão etc., desde que seja adequado ao produto e à Persona.
- SEO
A qualidade do texto exige uma série de “regras”, a exemplo do Google, que devem ser seguidas para que este post seja melhor posicionado no ranking dos buscadores. Uma dica é pensar em um tema pelo qual as pessoas pesquisem no Google. Pensar em como as pessoas devem procurar aquelas palavras. Por exemplo, uma empresa que vende tênis. Pense como as pessoas fariam a busca no Google: “qual o melhor tipo de tênis para corrida de rua?”. Cabe a você captar essa demanda de perguntas ou buscas e desenvolver elas nos textos. Escolhendo palavras-chave, o Google faz o resto sozinho.
Sobre as palavras-chaves, pode-se usar a própria ferramenta do Google, o Google Keyword Planner. Esta ferramenta mostra os termos relacionados à palavra-chave pesquisada e indica o volume médio de buscas no Google por palavra. O importante é a relevância do assunto e palavras no texto relacionadas a este conteúdo e NÃO a repetição das mesmas palavras.
Hoje os textos mais valorizados são aqueles que dão ao usuário uma boa experiência, por isso, o conteúdo é tão importante.
- Estrutura
Ter uma estrutura pré-definida de post pode ajudar muito na produção do texto. Ter esse planejamento antes de escrever pode auxiliar na qualidade do conteúdo. Veja a estrutura básica:
- Clareza e objetividade
Essa dica é simples! Ser direto, objetivo e claro. As pessoas não têm tempo e interesse para ler textos muito longos ou que não tragam as respostas que precisam com brevidade. Se o texto for mais extenso, facilitar a leitura (como vimos anteriormente) é fundamental. Quebre o texto com imagens, bullets, entregue o material em “pílulas”. Outra dica é usar palavras de fácil entendimento e que estejam de acordo com o vocabulário da persona.
- Ser controverso e suportar a opinião
O público quer participar de uma ideia, então criar conteúdos controversos, que gerem comentários e que elas possam responder independentemente de concordarem ou não, é instigante. Mas lembre-se: ao lançar um assunto controverso, precisa ser capaz de sustentar a opinião, ter argumentos para responder questões adversas que irão surgir (tenha argumentos, fontes e dados precisos). Mas cuidado para o “tiro não sair pela culatra” e, em vez de gerar engajamento, gerar uma imagem negativa ou atrair a atenção de quem não interessa para a empresa. A melhor forma é não abordar o tópico a partir de um ponto de vista único. Em vez disso, use os dois lados. Destaque tanto o bom quanto o mal e explique por que você acredita que um “lado” é melhor.
- Ferramentas visuais
Sabia que praticamente 50% do cérebro humano é envolvido em processos visuais? É o que afirma a pesquisa sobre eye-tracking de Michael Wendel (colocar LINK), professor de ciência do consumidor da Universidade de Maryland. Por isso, usar ferramentas visuais como infográficos, vídeos, conteúdos interativos (quiz, pesquisas, testes) entre outros mantêm o consumidor engajado.
- Feedback
Dê atenção aos feedbacks! Eles mostram as reações do público, sugestões e pontos de vista e isso é importantíssimo, pois todos possuem um ponto de vista e, quanto mais entender como a persona pensa, mais fácil será de envolvê-la e convertê-la. Existem alguns métodos que se pode usar para obter o feedback do usuário, mas independente de qual usar, uma coisa é certa: você precisa coletar opiniões importantes e perguntas da sua audiência, assim, terá informações suficientes para criar conteúdos melhores.
BÔNUS:
Antes de sair escrevendo, faça um outline, que servirá de “esqueleto” para o tema que irá desenvolver. Ele funciona como um planejamento e poderá auxiliar deixando o material mais organizado e mais claro, auxiliando nas novas ideias. Faça uma lista:
- Qual é o objetivo do artigo, qual problema da persona ele vai resolver? – Esse é o primeiro passo para uma boa introdução;
- Quais os tópicos que serão abordados no artigo?
- Dentro desses tópicos, coloque algumas ideias com base em pesquisas que fez ou a própria experiência profissional. Não se preocupe com forma, a grande ideia aqui é tirar as informações da cabeça para não se esquecer de nada importante.
- Revise o outline e veja o que faz sentido e o que está fora de contexto com a ideia do post.
- Escreva! Ter algo pré-fabricado para lhe guiar irá ajudar a combater o temível “branco”, a não repetir ideias em outros tópicos e não se esquecer de nada importante.
Pronto! Com essas dicas você está apto a iniciar no mundo da criação de texto e deixá-los adequados para serem bem visto tanto nos buscadores como pela sua persona.
Converse com uma equipe de profissionais para lhe auxiliar com as estratégias produção de conteúdos e textos para seu site ou blog. Com certeza eles terão ótimas ideias para impactar seus clientes. Você também pode contar com uma empresa especializada que lhe ajudará a conquistar o seu espaço no mundo digital.