Como apresentamos no artigo sobre o design e marketing: “Design e marketing digital: mais destaque, coerência e resultados”, um conteúdo visual bem elaborado pode fazer uma marca se destacar e se diferenciar no meio da multidão. É uma forma de aliar beleza à funcionalidade. O encantamento visual é muito importante para atração e compartilhamento de um produto ou marca.

Com a internet, apareceram formas diferentes de comunicação, em especial, a era das conversas. Dominar essa conversa é o objetivo central de marcas e empresas. Isso somente é possível com uma estratégia de conteúdo eficaz, que leve em consideração as especificidades de cada uma das plataformas em que essas conversas ocorrem e em qual contexto elas acontecem. E criar uma unicidade entre texto e visual quem entregue exatamente o que a persona está buscando no momento certo pode fazer toda diferença entre ela entrar no seu funil de vendas ou descartar a sua marca.

É importante ter o objetivo central da comunicação e o público-alvo bem claros e delineados, e então o próximo passo é estabelecer o diálogo através de uma estratégia de criação/desenho/texto de conteúdos relevantes.

Alguns pontos que devem ser considerados na hora de criar o material para que ele tenha um visual profissional e funcional:

1. Legibilidade, clareza e hierarquia: planejar o conteúdo, assim se evita que ocorram perdas e fica claro para onde está levando a empresa. Nos materiais gráficos, prezar por deixar a mensagem clara, direta, em que o público a absorva com rapidez e facilidade. Menos é mais, então não exagere em imagens, textos, ícones ou em quaisquer tipos de informação.

2. Pouco texto: complementa o item acima. Mensagens com pouco texto chamam mais a atenção e fazem com que o leitor vá até o final, sem desistir no meio da leitura.

3. Adequação com o canal: cada canal tem suas regras e medidas para a divulgação de um conteúdo. Faça o material gráfico da sua empresa direcionado para cada um deles. Quanto o material está adequado, ele garante maior interesse do receptor. Então siga as regas!

4. Cores: as cores podem agregar ao seu visual. Cada cor “combina” com um tipo de situação, produto, serviço ou informação. Estudar as cores, entendo-as quando e onde cada uma pode ser usada, trará pontos positivos à empresa, chamando mais a atenção do público e motivando-o a interagir com a marca/produto.

5. Tipografias: é a fonte usada no texto para compor o layout. A dica é: ser simples! Fontes simples facilitam a leitura. Economize no uso das fontes!

6. Imagens: fotos, gifs, vídeos, infográficos e animações têm uma chance muito maior de atingir o público e gerar compartilhamentos do que apenas o texto sozinho. As imagem facilitam o entendimento e comunicam junto com o texto.

7. Uso do grid: o grid é o esqueleto do projeto e auxilia a criação. A função principal do grid é organizar as informações dentro de uma estrutura. Ele auxilia no sentido de conservar um padrão, uma consistência visual do layout em todas as suas telas, seja ela web ou gráfico. Auxilia também a determinar o fluxo de leitura, permite deixar as proporções mais harmoniosas e principalmente ajuda na eficácia da peça.

8. UX – direcionamento do olhar: a UX Design (experiência do usuário) visa oferecer a melhor experiência possível aos usuários e está relacionada às emoções despertadas no público ao utilizar um determinado serviço ou produto

Certo! Depois de entendido os fatores que fazem de um material visual funcional, cabe perguntar: quais as vantagens de todo esse esforço? As principais vantagens são que um bom layout agrega no conteúdo escrito, ajudando a atrair o interesse do público, aumentando o engajamento, complementando e diferenciando o conteúdo, disparando diversos gatilhos mentais e gerando autoridade da marca.

Uma estratégia completa de conteúdo é aquela que contempla, além das características tecnológicas referentes ao meio em que o conteúdo será acessado, características de “encontrabilidade”. De nada adianta disponibilizar um conteúdo sem trabalhá-lo para que ele seja encontrado por motores de busca. Isso se chama SEO – Search Engine Optimization. Os conteúdos devem ser preparados considerando as técnicas de otimização de conteúdo para sites de busca como Google, Bing, Yahoo e outros.

Conteúdos relevantes, criativos e inovadores ajudam as pessoas e as empresas a realizarem seus sonhos, principalmente na criação das conversas que transformam produtos em objetos de desejo e é aí onde a venda acontece e a empresa alcança seu objetivo.