A produção de conteúdo é o combustível que move sua marca na internet. Ele gera tráfego, engajamento e resultados. Tenha em mente que você precisa pensar em três pontos primordiais que são: entregar uma experiência para o consumidor, foco em SEO e métricas! Números! Você precisa saber onde quer chegar para poder alcançar o objetivo, certo?!

Tendo isso em mente, vamos para o planejamento de conteúdo. Para que ele seja eficiente, siga os 6 elementos que listamos:

1. Estabeleça objetivos e metas: saiba claramente o que você quer e para onde quer ir. Dessa forma poderá mensurar mais facilmente os resultados.

2. Persona: liste os perfis das pessoas ou públicos-alvo que sua empresa atende. Para estruturar a persona, tenha claras as informações de idade, escolaridade, sexo, afazeres, profissão, hábitos, quais os meios de comunicação habituais, entenda os objetivos e desafios. Dessa forma, você saberá como poderá ajudá-la solucionando suas dores

3. Jornada de compra: defina as principais necessidades das suas personas e onde elas estão em cada estágio de compra. Em resumo, você deve pensar no “caminho” que cada persona percorre para tomar a decisão de compra, desde o momento em que ela ainda não possui claro o problema (aprendizado e descoberta) até quando ela descobre qual ele é (reconhecimento do problema) e começa a buscar soluções (consideração da solução). Veja:

alfabeta_janeiro_infograf_blog_texto2

Liste ideias de conteúdo para cada uma destas etapas em relação a cada persona. Considere também que cada etapa destas acontece ligada ao funil de compras. Tenha ele sempre em mãos e vincule as suas estratégias de conteúdos e a jornada.

funil-de-vendas-inbound-marketing

4.  Ideias de conteúdo / linha de comunicação / editorias / canais: levante ideias, faça um brainstorming, elenque assuntos, temas, conteúdos, editorias que se adequem para cada etapa da jornada de compra. Determine em quais canais irá trabalhar: blog, redes sociais etc., assim você saberá quais os formatos (blog post, webinar, vídeos, infográficos, eBooks, outros) e poderá utilizar para captar a atenção do seu público. Enumere quais as palavras-chaves (gatilhos) e o status desse conteúdo.

5. Gestão de publicações / quem e como fará as publicações: este é o momento de unir as melhores ideias, as referências, as palavras-chaves e partir para o papel em branco. Organize, tenha controle! Esteja atento à produção dos conteúdos e defina responsáveis e prazos.

6. Cronograma / calendário: tenha uma visão geral das publicações: tenha uma planilha ou um calendário que você possa acompanhar visualmente quando e onde as publicações da sua empresa estão sendo veiculadas.

7. Bônus – KPIs relevantes: como todo o conteúdo que você planejou é focado em resultados, estabeleça também os indicadores de performance (KPIs) para ele. Foque em conversões, elas podem ser: acessos, preenchimento de contato, formulário para download, compra no seu e-commerce, enfim, a que melhor se adequar com seus objetivos listados lá no início do planejamento.

Tenha em mente: não adianta ter um conteúdo extremamente preparado e bem estruturado se o seu site/blog não está estruturado para SEO. Em um conjunto, considere: URL amigáveis, title tag e metadescription, títulos, subtítulos, introdução, sumário, parágrafos, links internos, links externos, CTAs ou chamadas para ação, diversidade de mídias, compartilhamento do conteúdo e comentários.

Muito importante: mantenha a frequência! No momento que você começa a entregar conteúdos para as pessoas elas ficarão esperando a continuidade.

Não erre: o planejamento de conteúdo deve estar alinhado com as estratégias de marketing digital. Tenha o público-alvo muito bem definido, defina bem a linguagem, os canais e os tipos de conteúdo adequados para conversar com o seu público. Tenha alinhado o planejamento de conteúdo com as necessidades do budget, siga as técnicas de SEO para a criação dos conteúdos, meça os resultados e organize sua equipe.