Fazer um livro para torná-lo um best seller não é mais a melhor motivação para quem deseja se tornar um autor.

A realidade do mercado editorial é a seguinte: hoje existem milhões de títulos nas livrarias e sites e, com os e-books, qualquer um pode criar sua obra com facilidade. Para vencer nesse universo hiper competitivo, as principais estratégias são:

  • ter uma história fascinante para contar e, com isso, fechar um contrato com uma editora poderosa (satisfazendo as inúmeras exigências impostas pelo cartel das empresas editoriais);
  • já ser uma pessoa famosa, um expoente no mercado, já reconhecida mundialmente ou nacionalmente por algum trabalho singular (ator, empresário, médico etc.);
  • sacrificar-se para embolsar, no máximo, 20% do valor de venda de cada exemplar (o grosso fica para as livrarias e para as editoras);
  • dispor-se a investir verbas significativas para ter sua obra exposta em lugares visíveis nas livrarias e não deixá-la em meio a centenas de títulos do mesmo gênero ou assunto (onde ninguém vê);
  • no caso de e-book, dispor-se a investir verbas significativas em marketing digital para figurar nas primeiras páginas do Google ou em sites interessantes capazes de alcançar o seu público.

É por causa dessa praticamente impossível travessia que vale a pena adotar outros objetivos para satisfazer a criação de uma obra literária. Entre eles, destacamos:

  • imprimir um número modesto de exemplares que permita a comercialização num único evento de lançamento para seus convidados, evitando, assim, a frustração de ver aqueles milhares de livros acumulados num canto da casa ou depósito;
  • presentear amigos e familiares, clientes e parceiros, num gesto de humilde exposição do seu ponto de vista sobre determinado assunto;
  • fazer um trabalho de comercialização dirigida a determinado público com o qual o autor já tenha alguma relação (como estudantes, no caso de um professor; participantes de algum evento, no caso de um palestrante; clientes de um restaurante, no caso de um chef; entre outros);
  • ou simplesmente ter a satisfação de ver seu pensamento impresso, materializado e disponível para toda a humanidade ao longo de séculos.

Ser um autor, hoje, é possível a qualquer pessoa porque existem ferramentas que possibilitam construir essa realidade, em especial, o escritor fantasma e um suporte em projeto gráfico e diagramação.

Nosso posicionamento como editora é fazer produção editorial, ou seja, transformar a ideia do autor em livro para que depois ele tenha liberdade de satisfazer aqueles objetivos possíveis a pessoas comuns.

Conheça nosso portfólio em produção editorial.