Junho foi um mês de muitas novidades para as principais redes sociais e a AlfaBeta acompanhou tudo de pertinho. Venha conferir o que descobrimos sobre as mudanças que já estão valendo e as que vêm por aí.
#1 Google Adwords e Double Click foram aposentados
No dia 27 de junho, o Google anunciou o fim das marcas Google Adwords e Double Click. Mas calma! Isso não quer dizer que os anúncios do Google acabaram de vez. Pelo contrário: essa decisão foi tomada atendendo aos pedidos de muitos usuários para que as ferramentas de anúncios fossem simplificadas.
Agora, o Google Adwords é Google Ads, e, além de ser muito intuitivo para facilitar a criação de campanhas otimizadas, ainda conta com a inclusão de um recurso extra: as campanhas Smart, que utilizam machine learning – um sistema inteligente que fornece insights com base no resultado das campanhas anteriores.
Já o Double Click se uniu ao Google Analytics 360 e agora é Google Marketing Platform, onde o usuário pode ter acesso aos anúncios e às análises ao mesmo tempo.
#2 IGTV: a tevê do Instagram
Muitas marcas estão eufóricas com essa notícia!
No Instagram convencional, um vídeo publicado no feed possui duração máxima de 1 minuto, e nos stories, de 15 segundos. Com o IGTV, pessoas e marcas podem incluir vídeos de até 10 minutos, e, contas verificadas ou com muitos seguidores, podem adicionar vídeos com até 1 hora de duração.
Sua principal característica é o upload de vídeos na vertical, estimulando ainda mais o comportamento mobile dos usuários – 70% dos conteúdos compartilhados em redes sociais são realizados a partir de dispositivos móveis.
Embora não haja previsão para que os vídeos publicados no IGTV possam ser patrocinados e monetizados, Kevin Systrom, CEO do Instagram, já declarou que essa hipótese não está descartada.
#3 Selo Superfã no Facebook
O selo Superfã, ou Top Fan na versão em inglês, é uma autenticação que o Facebook atribui aos usuários mais ativos de uma página, isto é, que mais interagem curtindo, comentando e compartilhando os conteúdos daquela página.
O perfil destes usuários fica destacado nos comentários e na aba Comunidades da página, e pode ser visto tanto pela marca, quanto por outros usuários. A lista de superfãs é atualizada semanalmente e é uma excelente funcionalidade para marcas que desejam implementar ações de fidelização e influência nas redes.
Embora tenha sido anunciada em maio no F8, evento anual do Facebook para desenvolvedores, a função ainda não foi liberada para todas as páginas, nem há muitas informações a respeito, como o limite de superfãs por página ou mesmo quais os critérios necessários para receber a certificação.
#4 Grupos pagos no Facebook
Nos próximos meses, quem administra grupos no Facebook poderá cobrar mensalidade dos usuários. Os testes estão sendo realizados com três grupos administrados por norte-americanos e serão disponibilizados para todos em breve.
A ideia da plataforma é que os administradores invistam em conteúdos exclusivos e relevantes para os participantes de seus grupos e, em troca, possam ser remunerados por isso. O serviço funcionará como um subgrupo de um grupo principal, com acesso restrito aos pagantes.
As assinaturas variam entre US$ 4,99 e US$ 29,99 e o valor será repassado integralmente aos administradores.
Quanta coisa legal, não é? Compartilhe agora mesmo essas novidades em suas redes sociais e continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!